Ilustração para o caderno Ilustríssima da Folha de S.Paulo
Capa da Ilustríssima, Folha de S.Paulo, por Luciano Salles |
Olá, tudo bem?
Há algum tempo que não ilustrava para a Folha de S.Paulo. Desencontros, datas que eu não poderia assumir o trabalho e a falta de convite mesmo (afinal sou freelancer do jornal) fizeram que não publicasse.
Entretanto neste domingo – 12/11/2017 – fiz a capa e a parte interna da Ilustríssima e como sempre com aquela correria de redação de jornal que poderia estar acostumado quando era tesoureiro de agência bancária.
Até então, na Folha, nunca havia ilustrado para a Ilustrissíma, ainda mais para um texto do editor-executivo Sérgio Dávila. Como o texto é um rebate a críticas contra a imprensa, desde o começo com a editora chefe do jornal, decidimos não desenhar o personagem em questão. O mais importante seria representar e ilustrar o artigo com algo para além das palavras.
E as ideias iam e eram ou não aprovadas. Começamos do ponto em que eu poderia pirar (o quê geralmente me deixa desconfortável) e segue logo abaixo segue a sequência dos sketches podrões que envio para aprovar as opções.
A primeira ideia que tive foi o tradicional jogo da memória e que acabou sendo uma das ilustrações. Gostava também da ideia de uma máquina de escrever onde o papel seria uma ciclovia. Um close em um guitarrista também foi sugerido. A última ideia foi a de uma mão cheia com alguns celulares que acabou virando a capa da edição.
Jogo da memória para a página dupla do caderno Ilustríssima, por Luciano Salles |
Encerro por aqui sempre deixando aberto para qualquer pergunta ou comentário.
Um abraço.
Luciano Salles.
Sketch para Folha de S.Paulo por Luciano Salles |
Sketch para Folha de S.Paulo por Luciano Salles |
Sketch para Folha de S.Paulo por Luciano Salles |
Sketches finais para a pauta da Ilustríssima da Folha de S.Paulo por Luciano Salles |