Algo diferente do que sempre faço
![]() |
Dê um raro estudo para um Superman |
Olá, como vai?
Fiz uma postagem no Instagram e desenvolvi ali, um rápido e curto texto, sobre o desenho que publicava. A tentativa era fazer o perfil de um rosto com o mínimo possível de linhas na tentativa de manter o meu traço. Desenhei rapidamente a cabeça e como parecia conhecer aquela pessoa, resolvi colocar um heróico topete e estava revelado que havia rabiscado o rosto do Clark Kent.
Insiro aqui o texto que fiz no Instagram (aliás, se ainda não segue minha conta no IG, convido a segui-la):
"Estudo pouco desenho; praticamente nada. Tudo o que faço é por demanda e não me considero um preguiçoso por isso.
Você então pode se perguntar se eu me pergunto se deveria estudar mais.
Eu não faço essa pergunta.
O desenho é, e sempre foi, intuitivo pra mim (não quero dizer fácil) e não me gabo por isso. Acho que desenho porque observo as coisas com atenção. Não tenho uma memória fotográfica, mas procuro entender, por exemplo, quando coloco o macarrão na água quente, como ele vai entrando, caindo na água que ferve e borbulha e engloba cada “penne” ainda duro e sendo atropelado pelo outro que vem escorregando no tobogã que virou o saco plástico que guardava todo conteúdo. Eu observo.
Adoro estudar e estudo muito outros assuntos para além dos desenhos; venho estudando determinado tema que tomou minha alma desde 2014.
Sobre esse Superman?
Não era um Superman, era um estudo. Um dos poucos estudos onde queria o mínimo de linhas para as formas, mas ainda, dentro do meu traço.
Acho que vou desenvolver esse texto de uma forma mais fluida no meu blog."
![]() |
Dê um raro estudo para um Superman (lápis) |
Seguindo, continuei o tronco no mesmo objetivo das poucas linhas e então revelou-se um Superman, desenhado de forma (muito) diferente do que faço normalmente e sem a pretensão de ter o kriptoniano ali.
O objetivo do desenho começou como um estudo e discorri sobre isso na postagem referida no primeiro parágrafo. Gostei do resultado somente no lápis e decidi, sem arte-finalizar a peça, inserir cores; tudo de um modo não costumo fazer, o que é um grande desafio para mim. Costumo ser bastante fiel as minhas escolhas e daí a dificuldade.
O campo para os comentários estão sempre abertos para você interagir, opinar, questionar. Responderei tão breve quanto conseguir.
Um abraço.
Luciano Salles