Postagens

Mostrando postagens de 2022

O fim da coluna com a Maria Homem

Imagem
Ilustração para a última coluna da Maria Homem na Folha de S.Paulo Até onde sabemos, não existe algo que não termina. Mesmo se houvesse essa possibilidade – a de um não fim –, ainda assim, nossa curta existência não nos permitiria conhecer. Reduzindo o raciocínio para uma coluna quinzenal em um jornal: também acaba, se encerra. É triste? É. A Folha de S.Paulo fez, na semana passada, grandes cortes no time de colunista: Jânio de Freitas, Sylvia Colombo, Ricardo Balthazar, Gregório Duvivier, Marilene Felinto,  Maria Homem   e Thea Severino. A Thea, especificamente, não era colunista mas sim o que pulsava de vida ali dentro, a alma sorridente do jornal. Esses são os nomes que me vem agora. Este corte foi pontualmente triste pra mim. A Thea e a MH acabaram se tornando pessoas próximas, de troca de mensagens quase que diárias e com assuntos para muito além do jornal. Queridas colegas de trabalho; quem sabe até amigas (é o que sinto e considero). Entrei no jornal em 2015 através de um co

Um ano de parceria com a Maria Homem na Folha de S.Paulo

Imagem
Ilustração para a coluna de 29/08/2022 Há um ano fiz a primeira ilustração   para um texto da Maria Homem . Um texto para sua recente coluna na Folha de S.Paulo . Ilustro para o jornal desde 2015. Aliás, sei que minha estreia foi em maio de 2015, mas não me recordo da data. Lembro exatamente como aconteceu o convite para fazer freelas para a Folha , da matéria que me foi pautada, mas a data? Por que será que essa data não me recordo? Posso dar um Google , olhar aqui no meu blog , mas não localizo em minha memória. O que faz marca tão evidente em algo a ponto de se comemorar um aniversário? Talvez por que ilustrar a coluna da MH tenha acontecido por conta do falecimento do Contardo Calligaris ? Não exatamente por conta da morte, mas sim, talvez, dos laços que se atreveram a se conectar e então, pelas contingências, um vínculo se fez? O Contardo teve um rápido e grande impacto em minha vida (quase dois anos ilustrando os textos dele pra Folha). A Maria era esposa, a companheira do CC.

Participação no podcast "Nossa Gente" para a rádio CBN

Imagem
No final do mês de janeiro, tive a oportunidade de participar do programa "Nossa gente", produzido e conduzido pela repórter Daniela Lemos . Foi uma conversa leve, descontraída, transformada em podcast e que você pode conferir clicando no link   https://bit.ly/3uC5WFn Podcast "Nossa Gente" A conversa flui sobre meu percurso com os quadrinhos, ilustração, Folha de S.Paulo e a com a psicanálise, que agora, depois de me autorizar, abri o assunto aos meus(minhas) leitores(as) e as pessoas que gostam do meu trabalho com a ilustração. Sobre a psicanálise, deixo o assunto para um futuro post aqui no blog. Um abraço.